RESPONSIVE ADS HERE

Petrópolis - 25/06/2011

Fotos da viagem!!!







































































































































   
 Palácio de Cristal - Espaço que recebe a festa


As próximas de 2011 serão: Aparecida/Canção Nova; e 
Ouro Preto!

Em 2012, Campos do Jordão - SP... Aguarde!!!












SOBRE A CIDADE DE PETRÓPOLIS

Guia da Vigem: Pedro
       Petrópolis é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Ocupa uma áreade 774,606 km², contando com uma população de 315.119 habitantes (2009), segundo o IBGE.
       O clima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comércio eserviços, além de produção agropecuária (com destaque para a fruticultura) eindustrial. Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, é constantemente chamada deCidade Imperial.
        Petrópolis é a sede do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC),uma unidade de pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia.

História
        Ao começo da exploração pelos portugueses do que viria a ser o atual estado doRio de Janeiro, algumas missões foram enviadas na direção das montanhas da Serra da Estrela. Naquele lugar, encontraram-se poucos índios dispersos, e o único recurso mineral apurado por ali foram algumas pedras de coloração esbranquiçada e consideradas sem valor.
        Entre 1722 e 1725, o sargento-mor Bernardo Soares de Proença, proprietário de terras em Suruí, abriu uma variante que encurtava e facilitava o trajeto do Caminho Novo que tinha sido aberto alguns anos antes.
       A história da cidade começa a configurar-se mais propriamente em 1822, quandoDom Pedro I, a caminho de Minas Gerais pelo Caminho do Ouro, mais precisamente pelo Caminho do Proença ou Variante do Caminho Novo da Estrada Real, hospedou-se na fazenda do padre Correia e ficou encantado com a região. Tentou comprar as terras, porém sem sucesso. Por fim, adquiriu uma fazenda vizinha, a fazenda do Córrego Seco, que renomeou Imperial Fazenda da Concórdia, onde pretendia construir o Palácio da Concórdia. Hoje, a propriedade corresponde, com alguns acréscimos, à área do primeiro distrito de Petrópolis.
       Os planos do primeiro imperador não foram concluídos, mas Dom Pedro IIcontinuou com os planos e em 1843 assinou um decreto pelo qual determinava o assentamento de uma povoação e a construção do sonhado palácio de verão, que ficou pronto em 1847. A partir de então, durante o verão, a cidade tornava-se a capital do Império com a mudança de toda a corte. Pedro II governou por 49 anos, e em pelo menos 40 verões permaneceu em Petrópolis, eventualmente por até cinco meses.
       Independentemente da época do ano, era em Petrópolis que moravam os representantes diplomáticos estrangeiros. Entre 1894 a 1903 foi capital do Estado do Rio, em substituição a Niterói, devido à Revolta da Armada. Também neste período foi eleito Hermogênio Silva, o único vice-governador fluminense cuja base política era Petrópolis. O sanitaristaOswaldo Cruz foi nomeado seu primeiro prefeito em 1916.
       A importância política da cidade perdurou por décadas, mesmo depois do fim do Império. Todos os presidentes da república, de Prudente de Morais a Costa e Silva, passaram pelo menos alguns dias na cidade imperial durante seus mandatos. O mais assíduo dentre eles foi Getúlio Vargas, cujas estadias, durante o Estado Novo, duravam até três meses.
    Como consequência da transferência da capital do Brasil para Brasília, Petrópolis perdeu consideravelmente sua importância no contexto político do país.

O planejamento
     Petrópolis é um notável exemplo dos esforços de imigração europeia para o Brasil no Segundo Reinado. Concebida pelo major Júlio Frederico Koeler, é tida como a segunda cidade projetada do Brasil (depois de Recife, projetada na época dos holandeses), composta de um núcleo urbano - a cidade (hoje o Centro), onde se concentravam o palácio imperial, prédios públicos, comércio e serviços. O Centro seria rodeado por "quarteirões imperiais", que receberam famílias de agricultores, principalmente alemãs, que hoje compõem bairros do primeiro distrito.
      Outros estrangeiros, como açorianos e, posteriormente, italianos, viriam somar-se ao contingente de imigrantes, sobretudo para trabalhar nas indústrias de tecidos e comércio.
    O pitoresco do projeto de Koeler foi o fato de batizar os quarteirões com nomes de cidades e acidentes geográficos das regiões (Rheinland-Westphalen) de onde vinham os colonos alemães: Kastelaum (Castelânea), Mosel (Mosela), Bingen, Nassau, Ingelheim, Woerstadt, Darmstadt e Rheinland (Renânia). As terras foram arrendadas para Koeler e, através dele, aos imigrantes, resultando em um sistema de foro e laudêmio (enfiteuse) pago a alguns dos descendentes de Dom Pedro IIaté hoje.

Arquitetura
      A cidade possui um conjunto arquitetônico sem igual, do qual o símbolo mais conhecido é o Palácio Imperial, hoje Museu Imperial. O palácio é a principal construção do chamado "centro histórico", onde se destaca a Avenida Koeler, ladeada por casarões e palacetes do século XIX. A via é perpendicular à fachada da Catedral de São Pedro de Alcântara e, no outro sentido, à praça Ruy Barbosa e à fachada da Universidade Católica - constituindo-se, assim, em um dos mais belos cenários da cidade.
     No chamado "centro histórico" encontram-se também construções curiosas como a "Encantada" (casa de verão de Santos Dumont); o palácio de Cristal; o palácio Amarelo (Câmara de Vereadores); o palácio Rio Negro, fronteiriço à sede da prefeitura (palácio Sergio Fadel); e construções curiosas, como o "castelinho" do auto-denominado "duque de Belfort", na esquina da Koeler com a praça Ruy Barbosa; ou ainda a antiga casa da família Rocha Miranda, na Avenida Ipiranga - mesmo endereço de outra residência da mesma família, em estilo sessentista. Linhas modernas também estão presentes na casa de Lúcio Costa, no bairro de Samambaia.
      
Petrópolis foi palco de acontecimentos e episódios diversos da história do Brasil, como:
  • A inauguração da primeira rodovia pavimentada do Brasil, a União e Indústria (1861), ligando a cidade a Juiz de Fora (MG);
  • A primeira sessão de cinema (1897), com a exibição, através de "cinematógrapho", dos primeiros filmes dos irmãos Lumière;
  • A assinatura do tratado que incorporou o Acre ao Brasil (1903);
  • A morte de Ruy Barbosa (1923);
  • O suicídio do escritor austríaco Stefan Zweig (1942).
Geografia
      Petrópolis localiza-se no topo da Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, a 845 metros de altitude média, sendo que a sede municipal está a 810 metros de altitude. Situa-se a 68 km do Rio de Janeiro.
    O clima da cidade é o tropical de altitude com verões úmidos e invernos secos. O índice pluviométrico é de aproximadamente 2.400 mm anuais.
     A temperatura é amena. A média anual fica em torno dos 19°C. No mês mais quente, a temperatura média é de 23°C, e a média do mês mais frio é de 15°C. E segundo o INMET, a menor temperatura registrada foi -0,7°C, no dia 2 de agosto de 1955 e a maior temperatura registrada foi 36,6°C, no dia 6 de novembro de 2009.

Subdivisão Administrativa

Petrópolis está dividida em 5 distritos, que se subdividem em bairros menores. São estes:
Economia
A economia de Petrópolis é baseada no turismo e no setor de serviços. Também merece destaque o comércio de roupas,fabricação de chocolate e cerveja, sobretudo nos pólos da Rua Teresa e Itaipava, que atraem compradores (atacadistas e varejistas) de todo o país.
Turismo
Educação
    O município abriga a Universidade Católica de Petrópolis (UCP), a Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FASE) e dois Campi da Universidade Estácio de Sá, instituições de ensino superior particular que oferecem diversos cursos de graduação, tecnólogos, cursos de pós-graduação e mestrado. Também abriga um dos pólos de ensino do CEDERJ (Centro de Ensino à Distância do Estado do Rio de Janeiro), formada pelo consórcio de instituições públicas de ensino superior (UFRJ, UERJ, UFF, UNIRIO, UFRRJ e UENF), que oferece cursos de graduação em Ciências Biológicas e Matemática (licenciatura em ambos), além do curso de Pedagogia e cursos de atualização em diversas áreas e o de pré-vestibular social.

Cultura
Mapa da região central:
Observe no mapa de satélite os pontos vermelhos e as direções:
Palácio de Cristal - NO
Catedral - N
Museu Imperial - L
Rua Tereza - SE
Casa de Santos Drumond, Praça e UCP - SO

Veja algumas fotos dos pontos turísticos da cidade:

 Paisagem natural exuberante

Serra dos Orgãos

 Catedral São Pedro de Alcântara

 Palácio Amarelo

 Museu Imperial

 Palácio Quitandinha

 Museu casa de Santos Drumond
 Palácio de Cristal

As próximas de 2011 serão: Aparecida/Canção Nova; e 
Ouro Preto!


Em 2012, Campos do Jordão - SP... Aguarde!!!



Informações: 32 8829-8079 (Cristian)
E-mail: caminheiro.mg@gmail.com

Postar um comentário

0 Comentários